Ter uma marca forte é o desejo de quase todo profissional, independentemente da área de atuação. Quando falamos sobre áreas relacionadas com a saúde humana, esse objetivo adquire uma camada a mais de complexidade, considerando os serviços oferecidos.
No caso dos profissionais liberais, a divulgação correta pode resultar no sucesso da jornada. Por outro lado, estratégias ruins de marketing podem levar à falência do negócio. Logo, se você for um dentista, aprender formas de como captar pacientes em odontologia fará toda a diferença para potencializar o consultório na região em que atua.
Mais do que resolver um problema emergencial, profissionais da área odontológica também atuam de forma preventiva para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Este é um dos aspectos que deve ser reforçado na divulgação dos seus serviços.
Ou seja, ao segmentar suas ações de marketing, você deve considerar vários fatores e lembrar que há pessoas que não possuem nenhum tipo de problema bucal, mas mesmo assim precisarão dos seus serviços para melhorar a autoestima, por exemplo.
Para ajudá-lo nesta jornada, separamos uma série de dicas que podem ser exploradas em ações de marketing digital e físicas, que vão agregar valor aos serviços fornecidos. Leia com atenção e adapte-as à realidade do seu consultório.
Aprenda como captar pacientes em odontologia
Lógico que há muitas formas de conseguir novos interessados em seus serviços, mas você sabia que algumas delas podem garantir mais sucesso nessa empreitada? Estas dicas são o ponto de partida para ampliar a divulgação do seu consultório.
O ideal é que você coloque-as em prática, avalie o resultado e faça modificações para que elas garantam os melhores resultados. Lembre-se que não existe receita pronta, mas com o planejamento certo, os resultados serão alcançados.
1 – Amplie seus canais de comunicação e pagamento
A primeira dica sobre como captar pacientes em odontologia é bem simples, mas muitos profissionais deixam de fazer e perdem boas oportunidades.
Antes os clientes usavam o telefone como único canal para agendar consultas. O WhatsApp chegou e mudou este cenário. Além disso, algumas aplicações já permitem o agendamento sem interação humana.
Existem dezenas de opções de canais de mensagens instantâneas e métodos de pagamento, especialmente quando falamos sobre o âmbito digital. Para conseguir mais pacientes, um dentista deve aceitar diferentes possibilidades para ambas as coisas.
A principal dica relacionada é o investimento em tecnologias de agendamento online (automatizado ou não). A ideia central é tornar o serviço de odontologia o mais acessível possível, considerando que boa parte dos clientes podem “desistir” ao encontrar barreiras.
2 – Aprenda com os erros (e acertos) dos concorrentes
O ditado “é errando que se aprende” possui o seu valor, mas é preciso considerar que esses erros não necessariamente precisam ser os seus. Existe muito o que se aprender com experiências alheias, particularmente com aquelas de profissionais e empresas concorrentes.
Buscando ter um olhar mais atento ao mercado, é interessante ficar de olho nos dentistas concorrentes porque isso pode te ajudar a ter ideias sobre como captar pacientes em odontologia. Para além de aprender com os erros deles, esse tipo de atenção permite que você ofereça algo diferenciado, seja nos tipos de serviços ou na maneira como os realiza.
3 – Faça parcerias
O networking é um dos mais sólidos pilares do crescimento profissional, tanto individualmente quanto a nível empresarial. Esse tipo de contato é possível por meio de grupos online, presença em eventos da área e participação em cursos e palestras sobre odontologia.
Mesmo empresas e profissionais de outras áreas (ou seja, fora da odontologia) podem representar parcerias frutíferas. Em alguns casos, esse tipo de apoio mútuo é ainda mais benéfico, considerando que as duas partes oferecem serviços ou produtos diferentes.
4 – Produza conteúdo relevante para as redes sociais
Aconselhar que os profissionais estejam presentes nas redes sociais é uma dica um pouco óbvia sobre como captar pacientes em odontologia, então vamos além: mais do que somente manter contato nesses canais, é muito importante que exista uma produção de conteúdo contínuo e relevante ao seu público-alvo.
Uma atitude recomendada é a publicação de artigos em um blog, onde serão abordados temas relacionados à área da odontologia e quaisquer outras informações que venham a ser úteis e interessantes para clientes em potencial. Dessa forma, as redes servem como um veículo do seu trabalho.
5 – Invista em publicidade online
Essa dica anda de mãos dadas com a anterior. Você está nas principais redes e desenvolve bons conteúdos para elas, mas não possui muitos acessos. E agora? A solução é o investimento em publicidade online, visando que clientes em potencial conheçam seu trabalho.
Esse investimento pode ainda se expandir para serviços de assessoria de imprensa, os quais oferecem suporte para a árdua jornada no meio online. A partir do crescimento dos seus canais nas redes, é natural que se aumente a demanda pelos trabalhos odontológicos.
6 – Entregue produtos ou serviços diferenciados
A principal maneira de se destacar em qualquer área é oferecer algo que ninguém mais faz. Se você perceber que um determinado nicho está muito saturado, a melhor escolha é tentar se libertar dessa caixinha. Respeitando, é claro, os limites éticos da profissão.
Um exemplo de como captar pacientes em odontologia é a criação de programas de indicação, onde uma pessoa recomenda o trabalho do dentista e recebe algum tipo de benefício por isso (geralmente descontos em consultas futuras ou mesmo limpeza periódica). Estude outras opções que sejam úteis para o seu público.
Essa ideia em específico aumenta a fidelidade e traz mais pacientes.
7 – Mantenha uma boa relação de atendimento com os pacientes
A execução de um bom trabalho é a receita para o sucesso, mas ela não é limitada pelas técnicas. Isto é: você pode entregar os melhores serviços do mundo, mas se não lidar com os pacientes de maneira humanizada, as chances são altas de que eles não retornem.
É preciso que o profissional da odontologia priorize o relacionamento com aqueles que atende, mantendo um bom contato antes, durante e após a entrega dos serviços.
Pessoas se importam menos com valores se elas sabem que podem confiar nos serviços de alguém. Esta é uma importante lição que você precisa aprender ao estudar sobre como captar pacientes em odontologia.
8 – Conheça profundamente o seu público-alvo
A fim de colocar em prática a maioria das dicas listadas nesse texto, um dentista precisa conhecer qual é o seu público-alvo. Para além de somente “pessoas que necessitam de serviços odontológicos”, deve-se saber quem eles são e o que almejam.
Mais do que isso, existe grande valor em se especializar em um determinado nicho. Caso você tenha as qualificações necessárias para atender crianças, divulgar o seu trabalho com foco na odontopediatria aumenta as chances de que o seu público-alvo desejado o encontre.
Lembre-se que estas dicas de como captar pacientes em odontologia são apenas o ponto de partida na divulgação de seu consultório. Você pode e deve se credenciar na maioria dos planos, fazer parcerias com empresas na região em que atua e criar um perfil no Google Meu Negócio.
Em conjunto, estas ações vão gerar o resultado desejado. No futuro, você precisa auditar o desempenho e manter as campanhas que captaram os melhores pacientes.
Se não souber por onde iniciar as ações de marketing digital ou sentir que aquilo que foi feito não foi satisfatório, entre em contato. Vamos atuar para deixar seu consultório em evidência para o seu público-alvo!