Todos os anos, principalmente no período que vai de novembro a janeiro, muitos pais buscam por instituições particulares que ofereçam diferenciais para a educação de seus filhos. Para que a sua escola seja uma alternativa, diversas ações devem ser feitas para que o público-alvo saiba da sua existência.
A tendência, observada no Censo Estudantil, é que mais estudantes migrem do ensino público para o particular. Para quem atua na divulgação, essa pode ser uma boa notícia, mas é possível também encará-la como uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que há uma maior procura, aumenta também a concorrência no setor.
Isso sem falar no fato de que, mais do que em outros espaços, os ensinos fundamental e médio não podem ser tratados como um simples produto. Afinal, estamos falando dos anos formativos de crianças e adolescentes. Felizmente, é possível encontrar algumas dicas de como captar alunos para escola particular e preservar os conceitos da pedagogia.
Seja bem-vindo ao blog da agência de marketing digital SEO Lovers. Desde 2019, ajudamos pequenas e médias empresas a alavancar os negócios a partir de soluções personalizadas. Abaixo, reunimos uma série de dicas para ajudá-lo a alcançar o seu objetivo no marketing educacional. Leia com atenção!
Aprenda como captar alunos para escola particular
Há diferenças cruciais na maneira como uma escola particular utiliza estratégias de marketing digital para captar alunos e a forma como outras empresas o fazem com seus clientes. Considerando o que é exclusivo da área da educação, apresentaremos seis dicas úteis.
Caso você promova cursos de idioma, programação e até música para crianças, mas que o público decisor sejam os pais, as dicas também podem ser adaptadas. Inspire-se!
1 – Esteja presente e produza conteúdos relevantes nas redes sociais
Se antes materiais de divulgação físicos em papel eram a principal maneira de alcançar clientes em potencial, atualmente eles foram substituídos por posts nas redes sociais. Para as escolas particulares, o Facebook, o Instagram, Perfil no Google e até mesmo o LinkedIn são ambientes essenciais.
Mais do que apenas estar presente nesses espaços, é preciso produzir conteúdo relevante para os pais que buscam informações sobre escolas particulares. Temas como os diferenciais da escola, dicas de nutrição e lanches, palestras e materiais escolares podem ser boas formas de reter a atenção dos pais.
2 – Conheça qual é o seu público-alvo
Uma das ações iniciais quando o assunto é como captar alunos para escola particular é o estudo das suas personas. Cada colégio é distinto e atende um tipo de público diferente, baseado em aspectos como valores da instituição (no caso, não monetários, mas filosofia), faixa etária, oferecimento (ou não) de atividades extracurriculares e demais fatores.
A fim de que os investimentos de tempo e de dinheiro e os esforços na divulgação sejam bem alocados, é essencial saber qual é o público-alvo da instituição. A partir desse estudo, deve-se desenvolver materiais direcionados, buscando falar diretamente com essas pessoas.
3 – Simplifique os processos de contato, informações e matrícula
Não é incomum que cliente em potencial simplesmente abandone a contratação de um serviço ao encontrar dificuldade em compreender ou executar tarefas. Um exemplo bem simples é a busca pela informação sobre as atividades esportivas oferecidas no contraturno.
Se o site oficial da instituição não indicar isso, muitos pais (ou mesmo alunos) podem apenas assumir que a escola não as tem e abandonar a ideia. Por conta disso, é preciso investir em uma página responsiva, assim como uma comunicação ágil a partir dos perfis nas redes.
Neste sentido, além de saber quais são as personas da sua escola, estude bem quais são os diferenciais em relação aos concorrentes. São estes os seus argumentos para que os pais se convençam que a instituição é a melhor escolha para seus filhos.
4 – Divulgue as conquistas dos alunos e professores
Essa dica sobre como captar alunos para escola particular tem vantagens duplas! Em primeiro lugar, é valioso celebrar as conquistas de cada estudante e professor, uma forma de celebrar os esforços de cada um. Ser reconhecido é um ótimo incentivo!
Em segundo lugar, esse tipo de divulgação mostra que a instituição fornece uma boa base de conhecimentos para que seus pupilos conquistem diversos objetivos. Uma escola com uma alta taxa de aprovação em vestibulares vai ser mais procurada do que as concorrentes.
5 – Invista em um diferencial
Nos dias atuais, em que quase tudo é realizado remotamente, ter ferramentas digitais não é considerado um grande diferencial. Isso, porém, não significa que a escola não pode ir além! Bons recursos (offline e online) à disposição dos alunos podem ser o fator decisivo.
Outros diferenciais podem incluir o oferecimento de aulas extracurriculares de instrumentos musicais, prática esportiva, dança, artes, uma biblioteca com muitos títulos, professores bem capacitados e muito mais! Como falamos acima, saiba quais são as suas personas, as dores delas e invista em um diferencial que as concorrentes não tenham.
6 – Dê importância para eventos na escola ou em plataformas online
Fechando a lista com dicas de como captar alunos para escola particular estão os eventos, os quais podem variar desde um “dia de porta aberta”, onde pais e filhos visitam a instituição para conhecer suas estruturas ou simpósios e reuniões pela internet. O essencial é estar em contato direito com os interesses daqueles que buscam por este serviço.
A escola pode até mesmo ser sede de eventos importantes para a comunidade, ajudando a mostrar a sua relevância no contexto geográfico onde o público-alvo reside. Nesses encontros, é bacana incentivar a interação entre pais e professores, a fim de estabelecer bons contatos.
Como trabalhamos em diferentes pontos do texto, é importante não deixar de lado o aspecto “negócio” de uma instituição de ensino particular, mas o teor educativo deve sempre vir em primeiro lugar. Com ética e um bom trabalho de marketing, o crescimento é certo!
Faça uma pesquisa com os pais que já matricularam seus filhos e descubra as razões que os levaram a escolher a escola. Avalie quais deles indicariam a instituição e os fatores que levariam a recusa na recomendação. Estes motivos podem ser cruciais no trabalho de divulgação.
A partir destas informações, você terá maior capacidade de atuar na definição de conteúdos para o marketing digital, independente de ser um blog ou uma rede social. Avalie o desempenho de cada ação e promova ajustes para alcançar as metas desejadas.
Se preferir, aqui na SEO Lovers produzimos conteúdos para destacar a sua escola na internet. Com estudo completo de público-alvo e diferenciais da instituição, atuamos para ampliar o volume de matrículas.