Seguindo por uma definição bem simples, backlink é toda ligação (hiperlink) entre um site e outro e que leva o usuário para este novo caminho. Essa é uma explicação bem simplificada, mas entender o que é backlink é algo bem mais complexo, assim como conquistar novos.
Existem diversos backlinks que são fáceis de conseguir e essa facilidade faz com que eles percam seu valor. Por outro lado, os mais difíceis valem como um diamante.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo para alavancar o posicionamento orgânico de um site precisa incluir um bom processo de link building. Essa construção de links pode ser feita de forma interna, levando o usuário de uma página a outra do próprio site ou em URLs externas, denominados de backlinks.
Uma outra forma de entender o que é backlink é pensar no contexto de recomendação. O Google compreende desta forma. Assim como um site novo não pode ter milhares de links apontando de forma natural logo de cara, sites com muito conteúdo e que não possuam backlinks dão a sensação de que o material não é bom, pois ninguém o cita.
A combinação entre os dois fatores: geração de conteúdo de qualidade e conquista de novos backlinks é o que vai garantir sucesso na estratégia de tráfego orgânico.
Já expliquei isso bem detalhado neste arquivo em que mostro como é “simples” ficar no topo do Google. Reserve um tempinho para leitura.
Para que serve um backlink?
Talvez você já tenha passado por uma situação parecida. Esteve em alguma cidade e não conhece nada, daí encontrou algum morador local e perguntou onde tem uma agência bancária, um bom restaurante ou um hospital. Isso é familiar?
No mundo digital, o backlink serve para ajudar o Google a entender para que situação aquele link deve ser apresentado.
Essa situação não depende apenas da hiperligação (texto em que o link está inserido). O Google avalia o contexto da pesquisa, o status do link, o tipo de ligação, o valor do site que oferece o backlink, o valor de quem recebe e uma série de outras validações.
Veja que o backlink tem extrema importância e qualquer tentativa de burlar o algoritmo pode ter consequências catastróficas.
Vamos supor que um site de restaurantes tenha um backlink sem contexto algum para um ecommerce de lâmpadas. É o mesmo que eu perguntar ao motorista do táxi qual é o melhor hotel e ele me indicar uma alfaiataria. Não faz sentido algum!
Ao entender para que serve um backlink fica mais fácil de montar uma estratégia eficiente para melhorar o engajamento do seu site.
Quais são os tipos de backlinks que existem?
O Google atualizou em 2019 as classificações de backlinks, até então, eles eram follow (transfere credibilidade) ou nofollow (sem credibilidade).
Agora isso ficou bem mais complexo. Primeiro, saiba que todo link conquistado é valioso. É como se fosse uma moeda internacional. Alguns valem meros centavos, outros são tão valiosos como as libras esterlinas.
Por isso, é essencial entender o que é backlink e como sua contextualização vale ouro. Mas não é só deles que você precisa …
Um site ativo nas redes sociais vai conseguir backlinks daquele ambiente. Eles podem ser produzidos facilmente, por isso geram menor valor, mas são importantes.
Backlinks de universidade e órgãos públicos são verdadeiros diamantes. Mesmo aqueles que sejam categorizados como nofollow, valem muito, justamente pela dificuldade em conquistá-los.
Existem os backlinks de material viral. Você produz algo muito bacana e esse conteúdo é espalhado naturalmente na internet.
Isso vai te trazer backlinks bons, ruins, contextualizados ou não, de sites de boa qualidade ou não, mas é isso que o Google quer, uma operação que pareça ou seja mais real possível.
Como avaliar os backlinks do meu site?
Existem várias formas de avaliar aos backlinks do seu site, dos concorrentes e identificar quais são os bons, quais merecem dedicar mais tempo e aqueles que estão vindo de forma natural.
A auditoria de backlink é algo fundamental para melhorar o posicionamento orgânico e ampliar o tráfego do site.
Você pode usar ferramentas como:
- Google Search Console (apenas do próprio site)
- SEMrush (avalia o próprio site e de concorrentes)
- MOZ (avalia o próprio site e de concorrentes)
- Ahref (avalia o próprio site e de concorrentes)
Nestas ferramentas, com exceção ao Google Search Console, é possível avaliar quais são os backlinks que cada site recebe, qual o percentual de follow e nofollow, quais são os textos âncoras, quais são as páginas com mais links, pode ainda consultar a autoridade de domínio (DA) e ranking do domínio (DR) para saber se você ou seu concorrente está atuando de forma mais assertiva.
Com esses dados, uma série de estratégias podem ser tomadas. A primeira é saber de quais sites o seu concorrente está recebendo backlink e tentar marcar presença lá também.
Como conseguir backlinks?
Eu trabalho há muito tempo como consultor de SEO e também em operações mais complexas de otimização orgânica usando técnicas de marketing de conteúdo e de backlinks.
Escrevi um artigo aqui que explica como conseguir seus primeiros backlinks de qualidade, uma série de dicas práticas que podem melhorar o engajamento do seu site.
Se você tem dúvidas sobre como conseguir backlinks, minha sugestão é parar o que estiver fazendo para pensar, pegue um papel e caneta e avalie na sua rede de contatos (network) quais parceiros possuem sites que podem ter alguma conexão com o que faz ou com o público que sua empresa atende.
A partir dessa seleção, veja como você pode produzir um conteúdo (guest post) para o site parceiro e como deixar o seu backlink contextualizado.
Essa é uma atividade trabalhosa e que demanda muito tempo de dedicação para conseguir o objetivo desejado.
Para conseguir vários backlinks de qualidade você tem algumas opções:
- Dedicar-me exclusivamente a isso;
- Contratar e treinar um profissional específico para essa função;
- Chamar um consultor que vai te dar o caminho das pedras;
- Contratar uma agência como a SEO Lovers que cuidará de toda a operação.
Seja qual for a sua decisão, evite a todo custo usar bots ou esquemas de trocas automáticas e massivas de backlinks. Este tipo de ação pode ser enxergada pelo Google como uma tentativa de manipulação e levar a punição.
Espero que você tenha compreendido melhor o que é backlink, para que ele serve e como avaliá-lo.
Seguindo essas dicas, você dominará os resultados da pesquisa orgânica.