Segundo informação publicada pela BBC, o Brasil é o país com o maior número de advogados por habitante do mundo, atingindo a marca de 1 profissional para cada 164 pessoas. Esta alta concorrência exige a adoção de estratégias diferentes na hora de promover seus serviços.
Na prática, nem todos os advogados com habilitação pela OAB fazem parte de escritórios de advocacia. E, ao divulgar o seu trabalho, é necessário ter atenção às regras da Ordem dos Advogados do Brasil, já que publicidade direta é vedada.
Criar perfil no Instagram ou LinkedIn, ter um site, fazer parceria com negócios locais são algumas das formas de expandir a divulgação do seu nome. Contudo, é preciso encontrar dicas de como captar clientes na advocacia, caso queira se diferenciar de seus concorrentes.
Abaixo, temos algumas informações importantes para que você tenha sucesso na divulgação do escritório e conquiste novos clientes. Leia com atenção!
Aprenda como captar clientes na advocacia
A melhor estratégia para divulgar os seus serviços, seja para um profissional que atua sozinho ou para os escritórios com múltiplos sócios, é conhecer o mercado. Isso é feito das mais variadas formas, mas selecionamos seis dentre as dicas mais úteis para obter sucesso.
1 – Se especialize em alguma área do Direito
O Direito não é uma área do conhecimento “única”, mas a união de variados espaços de aplicação das leis do país. Uma boa dica de como captar clientes na advocacia é ser referência em um segmento de atuação.
Caso estejamos falando de um escritório de advocacia, pode ser interessante tanto ter um foco específico, quanto diversificar a equipe. No primeiro caso, você se aprofunda em uma área; enquanto no segundo, há a possibilidade de oferecer serviços distintos para o público.
2 – Esteja presente tanto no meio online quanto offline
Não existe uma área do mercado atual que não se beneficie de uma presença significativa na internet, mas a advocacia é uma (das cada vez mais escassas) que também observa igual valor em momentos que não são remotos. Uma reunião presencial é essencial aos clientes.
Nos meios online, é muito válido estar nas redes sociais relevantes para seu público-alvo, investir na criação de conteúdo para um blog ou site próprio. Pessoas buscam informações sobre questões jurídicas online, e orientá-las a partir dos seus conhecimentos pode ser uma excelente maneira de atrair os clientes.
Faça palestras, tenha parcerias com escolas, universidades e o espaço público. Isso fará com que o seu nome seja amplamente divulgado e aumentará as suas chances de conquistar novos clientes na advocacia.
3 – Realize um bom networking
“Networking” é um termo usado para se referir ao contato com outros profissionais de áreas de atuações semelhantes, a fim de estabelecer relações mutuamente benéficas. No caso da captação de clientes, é bom participar de associações e entidades e comparecer a eventos.
Um exemplo de networking colocado em prática acontece quando um escritório especialista na área X indica outro para um cliente que precisa de auxílio na área Y. Com essa recomendação de alguém em quem confiam, os clientes são imediatamente captados, o que é bom para ambos!
4 – Forneça uma comunicação transparente
A expressão “falar juridiquês” é muito utilizada para expressar a dificuldade que pessoas fora da área de Direito têm ao ler um documento legal ou conversar com advogados. A fim de estreitar relações com clientes (e aqueles em potencial), o ideal é ter uma comunicação clara e adaptada para seu público.
A nossa dica sobre como captar clientes na advocacia é para que, sempre que possível, facilite a compreensão de conceitos do Direito para que as pessoas entendam o que cada situação representa. Isso aumenta as chances de que uma reunião de consulta se torne uma contratação efetiva.
5 – Sempre obedeça ao Código de Ética da OAB
O marketing do Direito, dentro e fora da internet, deve obedecer não apenas às leis do país, mas também ao Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse documento dispõe sobre tudo o que é dever dos profissionais da área e o que não podem fazer na divulgação de seus serviços.
Um ponto do Código de Ética que podemos pegar como um exemplo é a não associação com empreendimentos “sabidamente escusos”. Na prática, isso significa que o advogado não deve promover negócios sobre os quais não lhe cabe, considerando a sua ética e a sua reputação.
6 – Fidelize clientes a partir de um tratamento humanizado
Ao ler sobre como captar clientes na advocacia, é importante observar que as pessoas desejam ter seus problemas resolvidos. Isso significa que elas desejam sentir que são ouvidas. Não existe sentimento pior do que contar algo ao advogado e não receber empatia ou as informações adequadas. Aqui entra o tratamento humanizado.
Para além de clientes individuais, gestores de grandes empresas podem contratar escritórios para lidar regularmente com questões do empreendimento, o que é extremamente benéfico. A captação de clientes pontuais é boa, mas manter uma relação duradoura com eles é ainda mais positiva!
Vale ainda explicar que, além das dicas sobre como captar clientes na advocacia, nenhuma estratégia substitui a entrega de um serviço de qualidade. Você será capaz de ampliar a sua divulgação com as explicações passadas neste artigo, mas vai ser o trabalho competente que irá fidelizá-los, garantindo prosperidade ao escritório.
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